Nova Zelândia decreta lockdown após primeiro caso de covid-19 em seis meses

503

São Paulo – O governo da Nova Zelândia decretou lockdown após um caso do novo coronavírus ter sido detectado na cidade de Auckland, na primeira contaminação na comunidade desde fevereiro, segundo comunicado do Ministério da Saúde.

“A partir das 23h59 da terça-feira, 17 de agosto, toda a Nova Zelândia irá para o Nível de Alerta 4p ara impedir a disseminação da covid-19 em nossas comunidades. Inicialmente, será por um período de 7 dias para as regiões de Auckland e Coromandel, e pelo menos 3 dias para o resto do país”.

Assim, os cidadãos devem ficar em casa e só podem sair para fazer compras, acessar cuidados de saúde, fazer testes de covid-19, fazer exercícios na sua área local e trabalhar, em alguns casos.

Neste nível de alerta, o contato físico deve ocorrer apenas com as pessoas da bolha de sua casa, e é recomendado o uso de máscaras e a manutenção de dois metros de distância de outras pessoas ao sair de casa.

Segundo o Ministério da Saúde da Nova Zelândia, um caso positivo de covid-19 foi identificado em Auckland, e um vínculo entre o caso e a fronteira ou o isolamento administrado ainda não foi estabelecido. A suspeita é de que o novo caso foi provocado pela variante Delta do vírus, mais contagiosa.

“Uma resposta rápida e forte é a melhor ferramenta para eliminar qualquer potencial disseminação e todos na Nova Zelândia devem manter a calma, ser gentis e fazer sua parte enquanto coletamos mais informações sobre o caso potencial”, diz o ministério.

O número de casos ativos na Nova Zelândia é 43. Desde o dia primeiro de janeiro de 2021, houve 121 casos históricos, de um total de 752 casos. A média móvel de sete dias de novos casos detectados na fronteira é de três. O número total de casos confirmados no país é de 2.570.