Por Cristiana Euclydes
São Paulo – O novo governo da Itália, liderado pelo primeiro-ministro Giuseppe Conte, tomou posse na manhã hoje, em uma cerimônia no Palazzo Chigi, sede da administração do país, colocando fim a cerca de um mês de instabilidade política.
O novo governo é composto pela coalizão entre o antissistema Movimento 5 Estrelas e seus ex-rivais do Partido Democrático (PD), de centro esquerda. Esta semana, os membros do 5 Estrelas aprovaram a coalizão em uma votação interna, eliminando o último obstáculo para formar um governo.
Conte anunciou ontem, em discurso, a composição do novo gabinete. No cargo de ministro da Economia está Roberto Gualtieri, do PD, até então presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento da União Europeia (UE).
O líder do Movimento 5 estrelas, Luigi Di Maio, foi nomeado ministro das Relações Exteriores. No governo anterior, ele atuou como vice-primeiro ministro, ministro da Indústria e do Trabalho. Já o cargo de ministro do Interior, antes ocupado por Matteo Salvini, será preenchido por Luciana
Lamorgese, sem partido.
Conte havia atuado como premiê da coalizão formada pelo 5 Estrelas e pelo partido de extrema-direita Liga, mas renunciou no dia 20 de agosto, após a Liga, liderada por Salvini, retirar seu apoio ao governo, visando à convocação de novas eleições. O partido foi o mais votado no país nas eleições europeias de maio.