Buenos Aires – O presidente eleito do Peru, Pedro Castillo, anunciou que renunciará ao salário de presidente e continuará recebendo o salário de professor. Os comentários foram feitos durante um discurso durante o congresso nacional Peru Livre a portas fechadas na Casa del Maestro, em Lima.
“Invoco a bancada, que quando assumirmos oficialmente este mandato, vamos renunciar ao salário presidencial. Vamos liderar os destinos do país com o salário de um professor”, disse Castillo, segundo a mídia local.
Além disso, o presidente eleito anunciou que vai propor ao Congresso que “o salário de ministros e parlamentares seja cortado pela metade”.
O Plenário do Júri Nacional de Eleições (JNE) do Peru proclamou na semana passada que Pedro Castillo, do Peru Livre, é o novo presidente do país com 50,126% dos votos válidos no segundo turno de 6 de junho.
O anúncio foi feito depois que a agência passou mais de um mês analisando os pedidos de nulidade apresentados pelo Força Popular, de Keiko Fujimori, que obteve 49,874% dos votos.
Tradução: Carolina Gama