Onda de frio mais forte em 45 anos mata 13 pessoas no estado de Nova York

1280

A pior nevasca dos últimos 45 anos matou 13 pessoas na região de Buffalo, no estado de Nova York, desde a última sexta-feira até hoje. A tempestade de neve se estende por mais de 3 mil quilômetros, do Canadá até o estado norte-americano do Texas.

“É como ir para uma zona de guerra”, comentou a governadora de Nova York, Kathy Hochul, ao visitar as áreas afetadas. A neve chegou a atingir 2,4 m de altura em alguns locais. Em todo o país, mais de 30 pessoas morreram em decorrência do frio.

A intensa nevasca congelou até as subestações de energia, interrompendo a distribuição de eletricidade de Buffalo. Autoridades locais acreditam que o restabelecimento do fornecimento de energia deverá acontecer até amanhã. O aeroporto da cidade também está fechado para pousos e decolagens.

As temperaturas também são as mais baixas registradas no inverno. No estado de Montana, os termômetros chegaram a marcar -45C. A previsão do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS, da sigla em inglês) é que estas áreas de instabilidade passem a se dissipar lentamente ao longo da semana.