São Paulo – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados liderados pela Rússia, grupo conhecido como Opep+, reafirmou sua decisão de aumentar a produção de petróleo em 400 mil barris por dia (bpd) em novembro deste ano.
“Foi reconfirmado o plano de ajuste da produção e o mecanismo de ajuste da produção mensal aprovado na 19ª Reunião Ministerial dos membros da Opep e de fora e a decisão de ajustar para cima a produção global mensal em 400 mil bpd para o mês de novembro de 2021″, diz a Opep, em comunicado.
Segundo a nota, o grupo realizará uma nova reunião no dia 4 de novembro de 2021. O grupo “reiterou a importância crítica de aderir à plena conformidade e ao mecanismo de compensação aproveitando a extensão do período de compensação até o final de dezembro de 2021”.
Os representantes dos países da Opep+ realizam uma videoconferência hoje para discutirem se manteriam o ritmo atual de altas na produção, de 400 mil bpd cada mês até pelo menos abril próximo para eliminar os cortes existentes ou, se for apropriado, aumentar o ritmo.
O aumento da demanda e interrupções no fornecimento, com escassez de combustíveis e incluindo os efeitos do furacão Ida na produção dos Estados Unidos, ajudaram os preços do petróleo a atingirem recordes de três anos recentemente, com o Brent chegando a US$ 80 o barril na semana passada pela primeira vez desde o outono de 2018.