Opep confirma extensão dos cortes na produção de petróleo até o final de 2026

96
Foto: Troy Stoi/ freeimages.com

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+, que inclui a Rússia), em reunião que acabou agora há pouco, decidiu estender os cortes na produção da commodity até 31 de dezembro de 2026. “[A Opep decidiu] prorrogar o nível de produção total de petróleo bruto para os países participantes da Opep e dos países não membros da Opep, até 31 de dezembro de 2026”, diz um trecho do comunicado.

Além disso, os membros do cartel decidiram prorrogar o período de avaliação até o início de novembro de 2026, a ser utilizado como orientação para os níveis de produção de referência de 2027. A próxima reunião dos ministros da Opep foi marcada para 28 de maio de 2025.

É uma das duas reduções voluntárias de produção implementadas por um subconjunto do grupo, com vários membros da Opep+ também reduzindo a produção em 1,7 milhão de barris por dia. Sob sua estratégia formal de produção, a coalizão mais ampla da Opep+ está restringindo sua produção combinada para 39,725 milhões de barris por dia (bpd) até o próximo ano.