Opep+ decide aumentar em 648 mil bpd a produção para julho

599

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados liderados pela Rússia, conhecidos como Opep+, decidiram por aumentar sua produção em 648 mil barris por dia (bpd) como combinado desde sua reunião em julho do ano passado, quando o cartel começou seu aumento gradual de oferta após os cortes promovidos na pandemia. A Opep+ também marcou sua próxima reunião para 30 de junho de 2022.

“A reunião observou a mais recente reabertura dos bloqueios nos principais centros econômicos globais. Os membros presentes à reunião destacaram a importância de mercados estáveis e equilibrados tanto para o petróleo bruto como para os produtos refinados”, afirma a nota da Opep+.

Com isso em mente, o cartel decidiu por “reconfirmar o plano de ajuste de produção e o mecanismo de ajuste de produção mensal aprovado na 19 Reunião Ministerial da Opep e não-OPEP e a decisão de ajustar para cima a produção global mensal em 648 mil bpd para o mês de julho de 2022”.

‘A Opep reiterou a “importância crítica de aderir à plena conformidade e ao mecanismo de compensação, aproveitando a extensão do período de compensação até o final de dezembro de 2022”.