Opep deve manter aumento na produção de petróleo em dezembro

200

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) deve seguir adiante com um aumento na produção de petróleo em dezembro, apesar do impacto ser pequeno, caso o plano de alguns membros de reduzir a produção para compensar o excesso de produção anterior seja implementado em setembro e nos meses subsequentes. De acordo com fontes da Opep+ ouvidas pela agência Reuters, o aumento planejado é de 180 mil barris por dia (bpd), parte de uma estratégia para reverter cortes anteriores. Países como Iraque e Cazaquistão já se comprometeram a reduzir a produção em um total de 123 mil bpd em setembro para compensar a produção excessiva.

A Arábia Saudita, uma das líderes da Opep+, demonstrou apoio ao plano de aumento da produção em dezembro, de acordo com fontes familiarizadas com o pensamento saudita, apesar de anteriormente ter defendido um preço não oficial de US$ 100 por barril. No entanto, a Opep+ e a Arábia Saudita reiteraram que não têm um alvo específico de preço e baseiam suas decisões nos fundamentos do mercado, buscando equilibrar a oferta e a demanda.

Ministros da Opep+ têm uma reunião marcada para 2 de outubro para revisar o mercado, mas não se espera que façam alterações na política. O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, confirmou que não há mudanças nos planos da Opep+ para começar a eliminar gradualmente os cortes na produção a partir de dezembro, como já estava previsto.