Opep e aliados decidem diminuir em 100 mil bpd a produção de petróleo

619
Foto: Exxon Mobil

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+), liderados pela Rússia, decidiu diminuir em 100 mil barris por dia (bpd) a produção de petróleo. O anúncio vem depois da reunião dos membros do cartel, que aconteceu nesta segunda-feira, por videoconferência. Essa quantidade valerá a partir de outubro de 2022.

“A Reunião Ministerial da Opep e não-Opep observou o impacto adverso da volatilidade e o declínio da liquidez no atual mercado de petróleo e a necessidade de apoiar a estabilidade do mercado e seu funcionamento eficiente”, diz a nota.

A Opep+ declarou que a maior volatilidade e aumento das incertezas exigem a avaliação contínua das condições de mercado, “e a prontidão para fazer ajustes imediatos à produção de diferentes formas, se necessário”.

Na nota da Opep+, os membros enfatizaram que o aumento de 100 mil bpd, divulgado na reunião de agosto, valerá apenas para setembro e a redução de 100 mil bpd vale a partir de outubro.

A próxima reunião está marcada para o dia 5 de outubro, mas os membros podem se reunir a qualquer tempo, “para abordar os desenvolvimentos do mercado, se necessário”.