Opep mantém políticas de corte de produção de petróleo

765

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou hoje (4) mais cedo que manterá sua política de redução de produção da commodity.

“O comitê reafirmou o compromisso de seus países membros com o DoC que se estende até o final de 2024, conforme acordado na 35 Reunião Ministerial da Opep e não Opep em 4 de junho de 2023”, diz um trecho do comunicado.

“O comitê continuará avaliando de perto as condições do mercado, observando a disposição em abordar os desenvolvimentos do mercado e estar pronto para tomar medidas adicionais a qualquer momento, com base na forte coesão da Opep e dos países produtores de petróleo não membros da Opep”, continua.

Na quinta-feira (3), a Arábia Saudita, líder da Opep, disse que estenderá um corte voluntário na produção de petróleo de um milhão de barris por dia (bpd) por mais um mês para incluir setembro, acrescentando que pode ser estendido além disso ou aprofundado. Os preços do petróleo na sexta-feira foram negociados a quase US$ 86 o barril, perto do nível mais alto desde meados de abril.

A Rússia também reduzirá as exportações de petróleo em 300.000 barris de petróleo por dia (bpd) em setembro, disse o vice-primeiro-ministro Alexander Novak logo após o anúncio saudita.

A próxima reunião do Comitê Conjunto Ministerial de Acompanhamento (JMMC) será em 4 de outubro.