São Paulo – A Gol Linhas Aéreas anunciou acordos para venda e arrendamento de 11 aeronaves Boeing 737 Next Generation (NG) com a Carlyle Aviation. Segundo a companhia, a iniciativa acelerará ainda mais a renovação de sua frota e a desalavancagem, que prevê a substituições das aeronaves por Boeing 737 MAX-8 durante os próximos anos.
A companhia brasileira explicou que o processo de renovação estima 50% de aeronaves Boeing MAX até 2025, mais de R$ 4 bilhões em valor para todos os seus acionistas, composto por mais de R$ 2 bilhões de valor patrimonial em aeronaves e mais de R$ 2 bilhões em crescimento da receita operacional, decorrente de maior produtividade da receita e menor consumo de combustível.
Desde 2005, quando a Gol firmou seu primeiro pedido de 80 aeronaves Boeing 737s, a empresa obteve mais de R$ 1,5 bilhão em ganhos em seu portfólio de aeronaves. O pedido possuía 40 aeronaves financiadas com uma garantia do Ex-Im Bank dos Estados Unidos e 40 aeronaves financiadas por transações de venda e arrendamento.
A empresa ressaltou que a venda dos 11 aviões reduzirá a dívida líquida em aproximadamente R$ 500 milhões, composta por uma redução de R$ 130 milhões na dívida de arrendamento financeiro e um aumento de R$ 370 milhões na liquidez de caixa.
De acordo com a Gol, aproximadamente R$ 330 milhões desses recursos serão utilizados para resgatar notes com vencimento em 2022 e cupom de 8,875%. A receita de gerenciamento de ativos e a redução na despesa de juros contribuirão com mais de R$ 420 milhões no lucro de 2020, melhorando os indicadores creditícios, reduzindo a relação dívida líquida por ebitda em 0,2 vez e a relação ebitda por despesa de juros líquidos em 0,5 vez.
“A renovação acelerada da frota não alterará a capacidade planejada da Gol, uma vez que essas aeronaves serão devolvidas simultaneamente com o recebimento de aeronaves 737 MAX-8, conforme o pedido da companhia com a Boeing”, diz o comunicado.