Pão de Açúcar registra prejuízo de R$ 172 milhões no segundo trimestre

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São Paulo – O Grupo Pão de Açúcar apresentou prejuízo líquido atribuível aos acionistas controladores de R$ 172 milhões no segundo trimestre de 2022, de lucro de R$ 3 milhões, na base anual. No primeiro semestre, o lucro aos acionistas controladores foi de R$ 1,2 bilhão, maior que os R$ 115 milhões apurados na comparação anual.

O prejuízo líquido consolidado somou R$ 124 milhões quando comparado a igual intervalo de 2021, quando a varejista registrou lucro líquido de 29 milhões.

A receita líquida aumentou 9,3% no trimestre e alcançou R$ 11,060 bilhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)ajustado alcançou R$ 706 milhões no segundo trimestre, 9,0% menor que o visto em igual período de 2021. A margem ebitda ajustada caiu 1,4 ponto percentual (pp) para 7,0%.

Por segmento, as vendas líquidas do GPA Brasil somou R$ 4,585 bilhões, queda de 30,4% na comparação anual, incluindo Pão de Açúcar, com R$ 1,8 bilhões (+4,6%), Mercado Extra/Compre Bem, de R$ 1,255 bilhão (+4,4%), Proximidade, de R$ 600 milhões (+18,0%), postos R$ 398 milhões (-9,8%). e Novo GPA Brasil (R$ 1,2 bilhões, +5,2%), que inclui Extra Hiper, Drogarias e outros negócios descontinuados.

Ao final de junho, a dívida líquida da companhia era negativa de R$ 4,552 bilhões, ante praticamente estável com os R$ -4,653 bilhões em junho do ano passado.

O GPA apresenta relação dívida líquida/EBITDA Ajustado de -1,9x. Considerando uma visão pro forma incluindo as parcelas a receber do Assaí até janeiro de 2024, a relação dívida líquida/EBITDA Ajustado é de 0,7x.

O Capex totalizou R$ 302 milhões no 2T22, sendo R$ 229 milhões no Brasil e R$ 73 milhões no Grupo Éxito. No Brasil, o foco continua sendo abertura de novas lojas, ajuste de portfólio da bandeira Pão de Açúcar para o nosso último modelo G7, além das conversões das lojas remanescentes do hipermercado para as demais bandeiras do grupo.

No Grupo Éxito, cerca de 76% em moeda local foi destinado às atividades de expansão, inovação, omnicanal e transformação digital no período, e o restante, à manutenção e suporte de estruturas operacionais, atualização de sistemas de TI e logística.

No 2T22, o Pão de Açúcar deu início às conversões das lojas remanescentes da bandeira Extra Hiper, com nove lojas convertidas no trimestre, sendo três para Pão de Açúcar, quatro para Mercado Extra e duas para a bandeira Compre Bem. No mesmo período, abriu uma nova loja da bandeira Minuto Pão de Açúcar, dando continuidade ao nosso plano de expansão. No Grupo Éxito fechou duas lojas para conversão na Colômbia e abrimos outras seis lojas convertidas para os modelos Surtimayorista, Éxito WOW e Carulla Fresh Market.

“O GPA apresentou um resultado consolidado com sólido crescimento no segundo trimestre do ano, resultado de uma melhoria em todas as operações no Brasil, e a manutenção do crescimento nas lojas do Grupo Éxito, impulsionado pelo aumento de tráfego nas lojas e a retomada do turismo”, disse Marcelo Pimentel, diretor presidente do GPA, no relatório.