Parlamento Europeu declara Rússia como estado patrocinador de terrorismo

955

O Parlamento Europeu, o poder legislativo das questões da União Europeia, declarou hoje que a Rússia é um país patrocinador do terrorismo, por conta dos ataques a pessoas e infraestrutura civil, como usinas de energia, hospitais, prédios e escolas.

O documento que declara a Rússia como estado promotor do terrorismo foi aprovado por 494 votos, e diz que ” “as atrocidades cometidas pela Federação da Rússia contra a população civil ucraniana, a destruição de infraestruturas civis e outras violações graves dos direitos humanos e do Direito Internacional humanitário constituem atos de terror”.

A resolução não tem efeito prático e é simbólica, visto que o parlamento não tem poder de respaldar a decisão. Além disso, a União Europeia já vem promulgando sanções à Rússia, como a interrupção da compra de gás e petróleo russos, além de bloquear as exportações europeias ao país.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comemorou a decisão do Parlamento. “Eu saúdo a decisão do Parlamento Europeu de reconhecer a Rússia como Estado patrocinador do terrorismo e como Estado que utiliza meios de terrorismo. A Rússia deve ser isolada em todos os níveis e responsabilizada para acabar com sua política de terrorismo de longa data na Ucrânia e em todo o mundo”.

A porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, publicou no canal do ministério no Telegram “proponho designar o Parlamento Europeu como patrocinador da idiotice”.