Partido Conservador de Boris Johnson lidera intenções de voto

684

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Partido Conservador do Reino Unido, liderado por Boris Johnson, está na frente do Partido Trabalhista, de acordo com a pesquisa de intenções de votos mais recente publicada pela empresa YouGov, sobre as eleições do próximo dia 12 de dezembro.

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 19 e 26 de novembro com 100.319 pessoas, os conservadores lideram com 43% das intenções de votos, o que representa 359 assentos no Parlamento – um ganho de 42 ante as eleições anteriores, de 2017.

Os trabalhistas estão em segundo lugar, com 32% dos votos, ou 211 assentos, uma queda de 51 cadeiras. Já o Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês), tem 3% dos votos e 43 assentos, oito a mais do que na votação de 2017, enquanto os Liberais Democratas têm 3% dos votos e 13 assentos, ganho de um.

“A última pesquisa do YouGov sugere que os conservadores estão no caminho para conseguir a maioria de 68 cadeiras no Parlamento após a eleição de dezembro”, de acordo com o analista da Oanda, Jeffrey Halley.

Segundo ele, a notícia levou a libra esterlina a avançar ante o dólar. Se os conservadores conquistarem a maioria no Parlamento, Johnson pode ter os votos necessários para aprovar seu acordo de saída com a União Europeia (UE) e entregar o Brexit dentro do prazo de 31 de janeiro de 2020, uma de suas promessas de campanha.