Passageiros do Diamond Princess deixarão quarentena até sexta-feira

823

São Paulo – Os passageiros presos no navio Diamond Princess, em quarentena, atingido por coronavírus, no Japão, poderão deixar o navio de amanhã a sexta-feira, informou o ministro da Saúde do Japão, Katsunobu Kato.

De acordo com a agência de notícias Kyodo, Katsunobu confirmou na conferência de imprensa que o prazo inicial de quarentena era 19 de fevereiro e acrescentou que os passageiros que foram testados negativos para o Covid-19 poderiam sair do navio.

No momento, existem cerca de 3 mil viajantes a bordo do navio de cruzeiro. Provisoriamente, o processo seria concluído em 21 de fevereiro. O ministro observou que estavam sendo processadas amostras para testes de vírus que foram retirados de todos os passageiros.

Mais tarde, o Ministério da Saúde do Japão confirmou que apenas cerca de 500 passageiros desembarcariam na Diamond Princess amanhã, acrescentando que a maioria deles seria de idosos.

Até agora, as autoridades japonesas confirmaram 59 casos de coronavírus em todo o país. Esse número não inclui os casos detectados no navio de cruzeiro Diamond Princess, que está ancorado e em quarentena perto do porto de Yokohama desde 3 de fevereiro – a precaução foi tomada depois que um passageiro que deixou o navio em Hong Kong testou positivo para o vírus. Dos 3.711 passageiros e tripulantes a bordo, 544 foram confirmados como infectados.

O novo coronavírus foi detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan em dezembro passado e, desde então, se espalhou para mais de 25 países.

O vírus já resultou em mais de 1.800 mortes, com mais de 72 mil pessoas infectadas. Cerca de 500 passageiros do navio de quarentena Diamond Princess no Japão desembarcarão na quarta-feira, informou a Kyodo na terça-feira.