São Paulo – Os Estados Unidos podem evacuar cerca de 100 mil pessoas do Afeganistão até o final da semana se conseguirem manter o ritmo dos últimos dias, segundo o porta-voz do Pentágono, John Kirby.
“Esse é o plano”, disse ele em resposta a uma pergunta sobre se o Departamento de Defesa acredita que pode continuar a evacuar cerca de 20.000 pessoas por dia.
Segundo Kirky, a taxa de transferência depende de muitos fatores, incluindo o clima, mas o Departamento de Defesa planeja continuar neste ritmo da maneira mais agressiva possível. De acordo com números do Pentágono, mais de 21.000 pessoas foram evacuadas do Afeganistão nas últimas 24 horas.
Sobre o prazo de retirada total em 31 de agosto, Kirby disse que não houve mudança no cronograma da missão de evacuação dos Estados Unidos no Afeganistão.
“Não houve nenhuma mudança no cronograma da missão, que deve ser concluída até o final do mês”, afirmou ele.
No último dia 15, o Talibã consolidou o controle do Afeganistão ao entrar na capital Cabul. Desde então, cenas de caos e violência são vistas em torno do aeroporto da cidade, com militares norte-americanos e aliados acelerando o processo de retirada de cidadãos e afegãos que ajudaram a aliança nos 20 anos de guerra.