Petrobras atinge novos recordes de produção em suas refinarias

37
Vista da Refinaria Duque de Caxias (RJ). Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras

São Paulo, 7 de outubro de 2024 – A Petrobras informa que o Fator de Utilização (FUT) de suas refinarias atingiu 96,8%, em setembro, representando o maior resultado mensal de 2024. Com isso, o FUT acumulado do terceiro trimestre do ano alcançou 95,2%.

No terceiro trimestre deste ano, também foi registrado recorde de processamento de óleos do pré-sal nas unidades de destilação, com 73% da carga total processada; e recorde de produção de gasolina com volume de 6,38 milhões de m no trimestre. A produção de asfalto também foi expressiva, alcançando 803 mil toneladas no trimestre, com recordes de produção em setembro na Reduc (32 mil toneladas) e na Repar (51 mil toneladas).

O FUT representa o volume de carga de petróleo processado em relação à carga de referência das refinarias, levando em conta os limites de projeto dos ativos e respeitando os requisitos de segurança, meio ambiente e qualidade dos derivados produzidos. Os resultados alcançados são fruto dos investimentos em projetos de modernização das unidades, da confiabilidade dos ativos, da otimização de processos e da aplicação de tecnologias inovadoras.

Entidades lamentam mortes de trabalhadores em unidades da cia no RJ

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) lamentam duas mortes registradas nos últimos dias em unidades da companhia no estado do Rio de Janeiro: a da engenheira Rafaela Martins de Araujo, contratada pela empresa MJ2 Construções, em acidente ocorrido nesta nesta segunda-feira (7), em Macaé; e do técnico Edson Lopes Almeida, que faleceu a bordo do FPSO Niterói da Modec, no último sábado (5).

As informações recebidas pelo Sindipetro-NF são de que Rafaela foi atropelada por um equipamento em utilização em uma obra na área 5 de um galpão de resíduos. A engenheira chegou a ser levada para uma UPA próxima, mas não resistiu. Estamos muito consternados pelo ocorrido e prestamos nosso apoio à família enlutada. Ninguém sai de casa para trabalhar contando que vai perder a vida. Dedico meus profundos sentimentos de pesar aos familiares e amigos, afirmou Débora Simões, diretora do Sindipetro-NF da localidade. A instituição apura mais detalhes do ocorrido junto à gerência do Terminal de Cabiúnas e aos trabalhadores da base.

“No sábado, Almeida deveria desembarcar, mas foi encontrado morto dentro da plataforma. Imagine a família aguardando o trabalhador desembarcar vivo e desce um corpo. Isso é muito grave”, desabafou Alexandre Vieira, diretor do Sindipetro-NF. “Não é porque foi de causa natural que não precisa ser investigado”, completou.

Na visão do sindicato, existem duas possibilidades que precisam ser consideradas: uma delas é o fato do trabalhador estar se extenuando a bordo, e a outra é a de que a empresa possa estar colocando pessoas para trabalhar sem condições de saúde adequadas.

O coordenador-geral do Sindipetro-NF e diretor da FUP, Sérgio Borges, informou que a entidade acompanhará as investigações das duas ocorrências.

NOTA DE PESAR

A Petrobras divulgou a seguinte manifestação:

“Profundamente consternada, a Petrobras informa que a engenheira Rafaela Martins de Araújo, empregada da empresa MJ2, prestadora de serviços para a Petrobras, faleceu na manhã desta segunda-feira (7/10) em decorrência de um acidente com maquinário na estrada de acesso aos galpões do terminal de Cabiúnas, em Macaé.

A trabalhadora foi socorrida e transportada para a UPA Lagomar (local mais próximo), onde foi constatado óbito.

A família da vítima está recebendo assistência da Petrobras e da empresa MJ2. A Petrobras comunicou os órgãos competentes e irá formar uma comissão para investigar as causas do triste ocorrido.”

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA