Petrobras desenvolve robô para inspeções submarinas

642

São Paulo – A Petrobras iniciou o processo de licenciamento do robô Auri (Autonomous Underwater Riser Inspection), tecnologia patenteada e desenvolvida pela companhia em parceria com a PUC-Rio.
Equipado com câmeras de alta resolução e operado remotamente, o Auri é capaz de identificar, com alta precisão, necessidades de manutenção nos dutos flexíveis que transportam o petróleo das instalações submarinas às plataformas de produção, ampliando a segurança e eficiência das operações, além de reduzir custos operacionais.
Os testes bem-sucedidos na plataforma P-43, na Bacia de Campos, comprovaram a eficácia do novo robô, permitindo a implantação e o início do processo de licenciamento da tecnologia, que deve ser concluído até o fim do ano, segundo a estatal.
O robô pode ser manipulado e instalado nos dutos flexíveis para realizar a limpeza em velocidade até 10 vezes maior do que é feita atualmente, reduzindo consideravelmente os custos. Com o novo robô, a companhia poderá diminuir em mais de 1.300 horas o tempo de operações de mergulho, contribuindo para a segurança dos profissionais.
Para ser utilizado, o robô é instalado na parte externa do duto flexível submarino com apoio de um ROV (sigla em inglês para Remote Operated Vehicle) e, a partir daí, executa parte das tarefas de inspeção e toda a limpeza, sendo operado, a partir da embarcação, por um profissional especializado.
Outra vantagem é a capacidade de o robô portar ferramentas e girar 360 graus em volta do duto, mesmo que ele esteja bem próximo ao casco da plataforma, em local de difícil acesso.