Petrobras e Equinor avaliam viabilidade de parque eólico offshore na Bacia de Campos

706

São Paulo – A Petrobras e a Equinor estão avaliando, em conjunto, a viabilidade ambiental do projeto de desenvolvimento de um parque eólico offshore em Aracatu, na Bacia de Campos, a cerca de 20 km da costa. O objetivo é a geração de energia elétrica a partir dos ventos em alto-mar. A avaliação conjunta é fruto de uma parceria firmada entre as duas empresas, em 2018.

“O potencial brasileiro para geração de energia eólica offshore traz oportunidades promissoras de diversificação da matriz energética do país”, disse o Diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Rafael Chaves.

Assim como a geração eólica onshore, a tecnologia associada à geração eólica offshore usa a força dos ventos para a produção de energia renovável, mas opera com equipamentos de grandes dimensões e entrega grandes volumes de energia.

O projeto em avaliação consiste em parque eólico offshore totalizando aproximadamente 4 GW. A ficha de caracterização ambiental do Projeto Aracatu, necessária no processo de licenciamento ambiental foi protocolada em agosto de 2020.