Petrobras e Ternium assinam contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre no RJ

168
Porto Encontro das Águas (PEA), da Petrobras, em Manaus (AM). Foto: Agência Petrobras

São Paulo, 3 de outubro de 2024 – A Petrobras informa a assinatura de um contrato com a Ternium para o fornecimento de gás natural no ambiente livre de comercialização para atendimento à unidade da Ternium localizada no Rio de Janeiro (RJ). O acordo marca a migração da Ternium do mercado cativo para o mercado livre no estado fluminense, com suprimento firme de gás natural realizado pela Petrobras.

“Petrobras e Ternium possuem importantes sinergias tendo o mercado de gás natural como importante elo entre as empresas. Quanto ao atual contexto de abertura de mercado, a nova carteira de produtos de Gás Natural oferece um portfólio diversificado de contratos em um ambiente mais competitivo. Atuamos sempre para ser a melhor opção de fornecimento para nossos parceiros comerciais”, diz o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

Nesse contexto, a Petrobras e a Ternium estabelecem seu primeiro relacionamento comercial, de parceria no mercado livre de gás natural, apostando no desenvolvimento de soluções para a viabilização de um ambiente de comercialização aberto, competitivo, transparente, sustentável e cada vez mais desenvolvido no país.

As empresas também pretendem desenvolver outras parcerias e sinergias envolvendo negócios no setor de gás natural, aderentes à agenda de descarbonização do setor siderúrgico.

“Esse acordo traz grandes oportunidades para a Ternium Brasil. A possibilidade de adquirir o gás natural no livre mercado permite maior competitividade, gerando mais eficácia na gestão de recursos. É um fator de melhoria de processo e de fomento à descarbonização do aço, uma agenda estratégica para nós”, afirma Titus Schaar, presidente da Ternium Brasil.

A Ternium é uma das líderes na produção de aço da América Latina e, desde 2017, opera seu centro industrial na cidade do Rio de Janeiro, em Santa Cruz. A usina tem capacidade de produção de cinco milhões de toneladas de placas de aço por ano, com alto nível de sofisticação, e atende indústrias nos EUA, México, Brasil e Europa. A empresa possui cerca de 8 mil funcionários, sendo que mais de 60% são moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Ternium investe, desde 2017, R$59 milhões no desenvolvimento socioeconômico de Santa Cruz e região, por meio de projetos sociais, com foco em educação, que atendem a mais de 5 mil pessoas diretamente, por ano.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA