Petrobras inicia amanhã (29) parada programada de manutenção da refinaria de Cubatão

337

São Paulo – A Petrobras inicia no próximo sábado, 29 de junho, a parada de manutenção na RPBC, em Cubatão (SP). Serão investidos pela companhia cerca de R$ 500 milhões, com o objetivo de preservar a integridade dos equipamentos e a segurança das pessoas, aumentar a eficiência no processo produtivo e implementar projetos. Os serviços programados terão a duração de aproximadamente 70 dias.

“Esta parada contribuirá para preparar a Refinaria de Cubatão para o aumento de sua capacidade de produção, ao mesmo tempo em que atualizaremos tecnologias, permitindo ganhos em eficiência operacional e ambientais, em linha com o Plano Estratégico da Petrobras”, destaca o gerente geral da unidade, Fernando Tadeu de Castilho.

Serão realizadas inspeções normativas, manutenções preventivas e implementação do projeto de aumento de capacidade da unidade de destilação V, responsável pelo processamento de 5.200 m3/dia de petróleo. A destilação é o primeiro processo de uma refinaria, onde o petróleo é aquecido em altas temperaturas e, com a evaporação, dá origem a diversos subprodutos. A RPBC tem outras duas unidades de destilação.

Contratos de abastecimento não serão afetados

A parada programada de manutenção não afetará o abastecimento ao mercado. A Petrobras faz um detalhado planejamento para que sejam garantidos estoques prévios. Durante o período em que parte da produção da RPBC estiver interrompida, a companhia atua de forma integrada com as áreas comercial e de logística possibilitando o atendimento aos nossos clientes, informa o gerente geral, Fernando Tadeu.

A RPBC tem capacidade de processar 178 mil barris de óleo por dia. Seus principais produtos são diesel S-10, gasolina A, gasolina Podium, gasolina de aviação e gás de cozinha. A maior parte de sua produção é destinada ao mercado da Grande São Paulo. Uma parcela abastece também a Baixada Santista e regiões Norte, Nordeste e Sul.

Cia aprova alteração do percentual de participação no custeio do plano de saúde

A Petrobras informou que implantará, a partir de julho de 2024, a alteração da relação de custeio do plano de saúde corporativo, de 60% para 70% para a companhia, na competência abril 2024.

A alteração tem fundamento na Resolução CGPAR 52/24, de abril de 2024. A revisão também foi submetida previamente à análise da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A medida já estava prevista entre os compromissos assumidos no Acordo Coletivo de Trabalho da companhia 23-25, assinado em dezembro de 2023, e foi informada na nota explicativa 18.3.1 da Demonstração Financeira de 2023, condicionada à alteração dos limites de custeio que foi contemplada pela Resolução CGPAR 52/24.

A estimativa é que essa mudança reduza o fluxo de caixa operacional anual da companhia em cerca de R$ 500 milhões. Os impactos da alteração na relação de custeio do plano de saúde corporativo no passivo atuarial da companhia serão reportados no balanço patrimonial e nas demonstrações de resultado do 2º trimestre de 2024, após a tramitação dos processos internos de governança para elaboração das demonstrações financeiras.

Cia confirma eleição de três novos diretores executivos

A Petrobras informou que seu Conselho de Administração elegeu hoje os seguintes membros para a Diretoria Executiva: Renata Faria Rodrigues Baruzzi Lopes (Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação), Sylvia Maria Couto dos Anjos (Diretoria de Exploração e Produção) e Fernando Sabbi Melgarejo (Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores).

As indicações foram submetidas aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia.

As diretoras executivas Renata Baruzzi e Sylvia dos Anjos tomaram posse nesta sexta-feira. Já Fernando Melgarejo foi eleito com efeitos a partir de 15/07/2024, data em que estará concluído seu processo de aposentadoria após 37 anos de carreira no Banco do Brasil.

Com Emerson Lopes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA