São Paulo, SP – A Petrobras informou ontem que acaba de entrar em operação o contrato do Sistema Integrado de Processamento (SIP) celebrado com a Petrogal Brasil. O contrato prevê o acesso da Petrogal às unidades de processamento de gás, de propriedade da Petrobras localizadas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, ligadas ao Sistema Integrado de Escoamento (SIE).
Segundo o comunicado, a implantação do SIP permite que as empresas produtoras de gás no Brasil possam comercializar seus volumes diretamente a seus clientes.
“Esse movimento faz parte de um conjunto de ações que viabiliza a diversificação dos agentes, resultando em aumento da concorrência, em cumprimento aos compromissos assumidos pela Petrobras com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 2019”, detalha a estatal.
Por fim, o comunicado diz que a entrada em operação do contrato da Petrogal é mais um marco na abertura do mercado de gás natural do Brasil e “demonstra o comprometimento dos parceiros e demais agentes envolvidos em contribuir para o desenvolvimento de um mercado competitivo e sustentável no país. No futuro, outras empresas produtoras de gás natural poderão aderir ao SIP”.