São Paulo – A Petrobras iniciou a etapa para a venda de 100% da sua participação na subsidiária Petrobras Biocombustível (PBIO), que inclui três usinas de biodiesel, mas não à venda das participações societárias da PBIO na BSBios (50%) e na Bambuí Bioenergia (8,4%).
Fundada em 2008, a PBIO e é uma das maiores produtoras de biodiesel do país com 5,5% de market share em 2019. As usinas de biodiesel estão localizadas em Montes Claros (MG), com capacidade de produzir 167 mil metros cúbicos (m/3) por ano, em Candeias (BA), com capacidade de 304 mil m/3 por ano, e em Quixadá, no Ceará, em hibernação com capacidade de 109 mil m/3 por ano.
De acordo com a estatal, as três usinas são capazes de utilizar uma mistura de até cinco matérias-primas diferentes como óleo de soja, de algodão e de palma, gordura animal e óleos residuais para produção de biodiesel, capturando vantagens na dinâmica sazonal dos preços.
Por outro lado, a Petrobras explicou que os desinvestimentos da PBIO na BSBios e Bambuí Bioenergia estão em andamento e informações consideradas relevantes sobre esses projetos serão divulgadas nos termos da legislação aplicável e das diretrizes estabelecidas na sistemática de desinvestimentos.