São Paulo – A Petrobras informou ontem (14) que passou a integrar a lista das companhias globais que mais se destacam em ações de mitigação das mudanças climáticas, conforme anunciado pela organização internacional CDP, anteriormente conhecida como Carbon Disclosure Project. A companhia recebeu classificação A- em reconhecimento às suas boas práticas realizadas nesse tema e demonstradas no último ano.
A avaliação do CDP é realizada anualmente, por meio de questionário remetido às empresas listadas nas principais bolsas de valores do mundo, analisando os aspectos relacionados à gestão de carbono e clima, segurança hídrica e gestão florestal.
Em 2022, a Petrobras conquistou a classificação A- no tema Clima, sendo que o último ano em que obteve esse reconhecimento foi 2016. Além disso, a empresa manteve sua classificação A- em segurança hídrica. Essas classificações significam que a Petrobras é reconhecida como uma liderança, categoria que é reservada apenas para um grupo seleto de empresas que demonstram as melhores práticas no tratamento de questões ambientais.
“Esse é mais um reconhecimento aos esforços e iniciativas da Petrobras nos aspectos Ambiental, Social e de Governança (ASG). A companhia segue comprometida em acelerar a descarbonização de seus processos e produtos e tem o compromisso de seguir atuando sempre de forma ética e transparente, com segurança em suas operações e respeito às pessoas e ao meio ambiente, entregando resultados sustentáveis para uma sociedade em transição”, destacou o comunicado.
Sediado em Londres, o CDP é referência global para investidores no fornecimento de informações de qualidade sobre riscos e oportunidades associados à redução de emissões de gases de efeito estufa, clima, segurança hídrica e gestão florestal. Atualmente o CDP é utilizado por mais de 680 investidores, cujos ativos somam mais de US$ 130 trilhões.