Petrobras não vai reajustar preço dos combustíveis nos próximos dias

802

Por Allan Ravagnani

São Paulo – A Petrobras informou que não irá fazer reajustes no preço dos combustíveis pelos próximos dias, em função dos acontecimentos ocorridos na Arábia Saudita, que reduziu a produção mundial de petróleo e elevou o preço internacional da commodity.

De acordo com a estatal, a suspensão dos aumentos é temporária, visto que não há periodicidade no reajuste de preços, e que a empresa irá acompanhar a variação do mercado nos próximos dias.

Ontem, os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam em alta de mais de 10%, hoje já operam em queda de 4% tanto no Brent, quanto no WTI.

As variações ocorreram após ataques de drones e mísseis ocorridos no
final de semana em instalações da petrolífera estatal da Arábia Saudita, a
Saudi Aramco, e após os Estados Unidos aprovarem a liberação de reservas estratégicas.

A instalação de Abqaiq da Arábia Saudita e o campo de petróleo de
Khurais foram atacados no sábado, e a estimativa é de que o país reduziu a produção em cerca de 5,7 milhões de barris por dia (bpd). Segundo analistas, isso representa quase metade da produção do país e entre 5% a 6% da oferta global.

Os rebeldes houthis do Iêmen, que são apoiados pelo líder iraniano Ali
Khamenei, assumiram responsabilidade pelo ataque. No entanto, Estados Unidos e Arábia Saudita suspeitam que o Irã tenha desempenhado um papel importante no atentado. O país, no entanto, nega as acusações.