Por falta de acordo, Petrobras e Petro Rio encerram negociação do campo de Albacora

535

São Paulo – A Petrobras informou, na noite desta quinta-feira, que sua diretoria executiva aprovou o encerramento do processo competitivo para venda da concessão de Albacora, que será mantida integralmente em sua carteira. A companhia estava em fase de negociação com a Petro Rio para a venda do campo.

“No entanto, apesar dos esforços de ambas as partes, não foi possível convergir para condições que refletissem a avaliação do ativo para a Petrobras”, disse a empresa, em fato relevante.

A Petro Rio confirmou que as partes não chegaram a um acordo sobre o ativo. “Embora Albacora seja um ativo de grande potencial, a PRIO acredita que uma possível transação com valores acima dos já oferecidos não incorporaria nem o retorno nem o perfil de risco adequados para o projeto. Assim, a PRIO reforça seu comprometimento com a disciplina financeira e alocação de capital a taxas de retorno que reflitam seus objetivos de geração de valor para seus acionistas”, informou, em fato relevante.

Desta forma, a Petrobras informou que dará continuidade ao projeto de revitalização de Albacora, localizado em águas profundas da Bacia de Campos, que contempla o desenvolvimento da produção do reservatório de Forno, localizado no pré-sal de Albacora.

A petrolífera ressaltou que “segue plenamente comprometida com seu programa de gestão ativa de portfólio e reforça o compromisso com a ampla transparência dos processos de desinvestimentos.”

Nesse sentido, é importante ressaltar que a Petrobras segue reavaliando periodicamente seu portfólio de ativos, identificando continuamente quais devem ser desinvestidos e quais devem ser foco de seus investimentos.

As empresas informaram que a decisão em nada afeta o processo de transição de Albacora Leste, que continua em avaliação da ANP e cuja aprovação é esperada para os próximos meses.

BACIA POTIGUAR

A Petrobras prorrogou até 14 de setembro os prazos para a manifestação de interesse em participar da oportunidade referente à venda de 40% da sua participação nas concessões exploratórias BM-POT-17, em que se desenvolve o Plano de Avaliação de Descoberta do poço Pitu (Blocos POT-M-853 e POT-M-855), e a concessão POT-M-762_R15 (Bloco POT-M-762), localizadas em águas profundas na Bacia Potiguar Margem Equatorial – no litoral do Rio Grande do Norte.

Os potenciais compradores interessados poderão manifestar seu interesse até 14 de setembro de 2022 e os documentos necessários para participar do processo poderão ser entregues assinados até 16 de setembro de 2022. As demais informações para participar do processo constam do teaser disponível no site da Petrobras.

As principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.

Os blocos POT-M-853 e POT-M-855 foram adquiridos na 7ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em 2006. Atualmente, a Petrobras detém 100% de participação e conduz o Plano de Avaliação de Descoberta do poço Pitu, com compromisso firme de perfuração de um poço exploratório (poço Pitu Oeste) previsto para 2023.

Já o bloco POT-M-762 foi adquirido na 15a. Rodada de Licitações da ANP em 2018 e a Petrobras detém 100% de participação. A Petrobras planeja perfurar o poço Anhangá (Oportunidade Exploratória Anhangá) entre 2023 e 2024.