São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) da França subiu 1,1% no segundo trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior, em dados ajustados para efeitos sazonais e de calendário. As informações são da leitura revisada divulgada pelo escritório oficial de estatísticas do país.
Os dados revisam para cima a leitura preliminar, que havia mostrado alta de 0,9% em base trimestral. No primeiro trimestre deste ano, a economia francesa havia permanecido estável em base trimestral, segundo dados revisados.
A aceleração deixa a economia 3,2% abaixo dos níveis pré-pandêmicos alcançados no final de 2019, lacuna que o governo espera preencher até o final deste ano.
A demanda total de bens e serviços contribuiu positivamente para a evolução do PIB neste trimestre (alta de 1,2% em base trimestral). O capital fixo (FBCF) acelerou significativamente (alta de 2,4%, na mesma base de comparação, após o crescimento de 0,4% no trimestre passado), e superou pela primeira vez o seu nível pré-crise. A despesa de consumo das famílias também está se recuperando (alta de 1,0% após estabilidade no trimestre anterior), mas permanece bem abaixo do nível pré-crise.
As importações cresceram mais (alta de 1,7%) do que as exportações (alta de 1,0%). O comércio exterior contribuiu negativamente para o crescimento do PIB (queda de 0,2%). Por fim, a variação dos estoques contribuiu positivamente para o crescimento do PIB neste trimestre (alta de 0,1%).