O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha subiu 0,1% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior, em dados ajustados para efeitos sazonais e de calendário. As informações são da leitura revisada divulgada pelo Destatis, o escritório oficial de estatísticas do país.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, o PIB também caiu 0,3% em dados com ajuste para variações de preço e de calendário. A previsão era de alta de 0,2% em base trimestral e de queda de 0,2% em base anual.
“A economia alemã encolheu 0,3% no segundo trimestre (na comparação trimestral), e os números de hoje não devem ser interpretados como sinal de recuperação, mas sim como uma confirmação de que a economia permanece estagnada. Ela cresceu muito pouco desde o início da pandemia, há mais de quatro anos”, diz Carsten Brzeski, chefe global de macro da ING.
“O dado novo hoje está na análise dos componentes do PIB, que indicam que o consumo privado e o aumento dos estoques foram os principais impulsionadores da economia no terceiro trimestre. Em contrapartida, as exportações líquidas e os investimentos tiveram um impacto negativo”, acrescenta.