Por Cristiana Euclydes
São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no segundo trimestre de 2019 caiu 0,2% na comparação com o trimestre anterior, entrando em território de contração pela primeira vez desde o último trimestre de 2012, de acordo com dados da segunda leitura divulgada pelo departamento nacional de estatísticas.
A leitura preliminar mostrava dado idêntico. Na comparação com o segundo trimestre de 2018, o PIB cresceu 1,3% de abril a junho deste ano, uma revisão para cima após a leitura preliminar mostrar alta de 1,2%. No primeiro trimestre de 2019, a economia britânica havia crescido 0,6% ante o trimestre anterior e 2,1% ante o mesmo período de 2018.
A produção industrial contraiu 1,8% no segundo trimestre em base trimestral, após a alta de 1,1% no primeiro trimestre. A queda foi impulsionada pelo declínio de 2,8% no setor manufatureiro, após o avanço de 2,0% no trimestre anterior.
O setor de serviços, por sua vez, teve contribuição positiva para o crescimento do PIB britânico, embora o avanço tenha desacelerado para 0,1% no segundo trimestre de 2019 em base trimestral, após a alta de 0,4% no trimestre anterior.
Em base anual, contribuíram positivamente para o avanço do PIB no segundo trimestre o consumo privado, que teve alta de 1,1%, e o consumo do governo, que subiu 4,0%, enquanto a formação bruta de capital contribuiu negativamente, e caiu 1,4%.