São Paulo, SP – Levantamento realizado pela Nuvemshop mostrou que as pequenas e médias empresas (PMEs) do e-commerce faturaram 31% a mais com vendas e ações promocionais no período do Dia do Consumidor em 2023, comemorado em 15 de março.
De 12 a 15 de março (domingo a quarta-feira), os lojistas online alcançaram R$ 37,4 milhões em faturamento, enquanto em 2022 o faturamento chegou a R$ 28,5 milhões no mesmo período de quatro dias. Somente no dia 15, os empreendedores movimentaram R$ 11,7 milhões com vendas online, valor 19% superior ao do ano passado (R$ 9,8 milhões).
O segmento que liderou as vendas no período foi o de Moda (R$ 13,2 milhões), seguido por Saúde & Beleza (R$ 3,5 milhões), e Acessórios (R$ 2,8 milhões). Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito continua sendo a opção mais utilizada: ele representou 53% das vendas de 12 a 15 de março, porém o PIX teve um aumento significativo na escolha dos consumidores, sendo utilizado em 34,5% das vendas no período, ante 13,5% em 2022. Com isso, o Pix é o segundo meio de pagamento mais utilizado em e-commerces de PMEs.
FRETE GRÁTIS
Uma das estratégias mais utilizadas pelos empreendedores de todo o Brasil para impulsionar as vendas da loja virtual durante o Dia do Consumidor foi oferecer frete grátis para os consumidores. Apenas no dia 15, 33% dos pedidos tiveram envio gratuito pelas PMEs, o que representa aumento em relação à mesma data em 2022, quando foram apenas 31% dos envios.
Além disso, a divulgação das lojas e produtos em redes sociais apoiaram as vendas no e- commerce. Neste ano, apenas no Dia do Consumidor, 26,5% dos pedidos online totais da
data foram gerados a partir das redes sociais das PMEs. Destas vendas a partir das redes sociais, 9 em cada 10 foram geradas a partir do Instagram – ou seja, o consumidor viu o conteúdo sobre produtos e promoções da marca e acessou o site para comprar a partir dessa divulgação na rede social.