São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu para 49,8 pontos em junho, depois de atingir 39,8 pontos em maio, de acordo com dados revisados publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
A versão preliminar havia mostrado leitura de 49,6 pontos. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.
Houve estabilização nos novos pedidos e nos novos negócios. A demanda continua estabilizada, mas os pedidos de exportação continuam caindo. A produção e as vendas também caem, principalmente devido a alguns lugares permanecerem fechados devido à pandemia.
“A indústria reportou uma recuperação notável após as grandes quedas de demanda e produção de abril devido à crise causada pelo novo coronavírus”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamsom.
“Apesar da esperança em uma recuperação em V, há preocupação de que o aumento em novos casos faça o crescimento voltar a diminuir”, disse.