Por Julio Viana
São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor industrial dos Estados Unidos subiu para 52,6 pontos em novembro – o maior índice de crescimento desde abril -, de 51,3 pontos em outubro, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. Na versão preliminar, o indicador havia aumentado para 52,2 pontos.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Para o economista-chefe de empresas do IHS Markit, Chris Williamson, o resultado do índice mostra que o setor “continua a se mover para fora do campo negativo” mas que ainda é “necessário cautela”.
“O número de novos pedidos e a produção estão subindo nas taxas mais rápidas desde janeiro, incentivando um número crescente de empresas a contratar mais trabalhadores. As exportações também estão de volta a uma tendência crescente, as empresas estão comprando mais insumos e reconstruindo estoques, aumentando os sinais de melhoria”, disse ele.
“É necessária alguma cautela, pois esses números aprimorados da pesquisa apenas se traduzem em um crescimento muito moderado em indicadores oficiais comparáveis da produção industrial e das folhas de pagamento das fábricas”, comenta Williamson.
Segundo ele, o investimento em novos negócios é “preocupantemente moderado, com expectativas sobre o crescimento futuro da produção bem baixos no início do ano”, afirmou.