PMI de serviços da Alemanha tem maior nível desde 1997 em julho

529

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da Alemanha subiu para 62,2 pontos em julho, maior nível desde junho de 1997, ante 57,5 pontos em junho, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 62,5 pontos em julho, maior nível desde janeiro de 19998, depois de marcar 60,1 pontos em junho.

“Impulsionado por um ressurgente setor de serviços, o índice da pesquisa está agora em um recorde e sinaliza que a recuperação ainda possui forte dinâmica no início do terceiro trimestre”, de acordo com o economista principal do IHS Markit, Phil Smith.

Segundo ele, as empresas estão menos confiantes em relação a perspectivas de crescimento para o próximo ano, que em alguns casos devem ser esperados conforme a atividade da economia chega mais perto dos níveis pré-pandêmicos, mas também sugerem preocupações com a interrupção do lado da oferta e dúvidas sobre a rapidez com que as restrições restantes podem ser levantado.

“Ainda assim, no contexto da história da série, as expectativas por enquanto permanecem altamente positivas, e este otimismo continua a ajudar a impulsionar um forte recuperação nos níveis de emprego.”