PMI de serviços da China sobe a 53,4 pontos em setembro, diz Caixin

595

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China subiu para 53,4 pontos em setembro, de 46,7 pontos em agosto, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit e do grupo de mídia Caixin.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 51,4 pontos em setembro, de 47,2 pontos em agosto.
“Os incidentes de covid-19 na província de Jiangsu, no leste da China, que tiveram serviços amplamente afetados anteriormente, foi contido, contribuindo à expansão da atividade no setor de serviços”, disse o economista sênior do Caixin Insight Group, Dr. Wang Zhe.
“Tanto a oferta quanto a demanda no setor de serviços se recuperaram. Apesar do reaparecimento da covid-19 em várias regiões, o impacto da pandemia no setor moderou-se. Os medidores para ambos os negócios atividade e total de novos negócios voltaram à expansão em setembro. A pandemia no exterior enfraqueceu as exportações. O indicador de novos negócios de exportação caiu para negativo território em setembro, atingindo o seu nível mais baixo em sete meses”.