PMI de serviços da China sobe a 55,5 pontos em junho, diz Caixin

784

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China subiu para 58,4 pontos em junho, de 55,0 pontos em maio, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit e do grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 55,7 pontos em junho, de 54,5 pontos em maio.

Os novos pedidos subiram no ritmo mais rápido desde agosto de 2010 e novos pedidos de exportação ficaram em território positivo pela primeira vez desde janeiro, com melhoria nas condições do mercado “após uma flexibilização das medidas relacionados à pandemia do novo coronavírus”, diz a pesquisa.

“Apesar das crises em alguns lugares, a pandemia permaneceu amplamente sob controle na China”, disse o economista sênior do grupo Caixin Insight, Wang Zhe. O emprego continuou encolhendo, e as empresas estão altamente confiantes sobre as perspectivas para a economia, acrescentou.