São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro caiu para 51,9 pontos em novembro, ante 52,2 pontos em outubro, segundo dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. Na versão preliminar, o índice havia caído para 51,5 pontos.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, ficou em 50,6 pontos em novembro na versão revisada, mesma pontuação de outubro. A versão preliminar havia mostrado queda para 50,3 pontos.
“O PMI revisado da zona do euro para novembro chegou ligeiramente à frente da estimativa anterior, mas ainda indica uma economia quase estagnada”, de acordo com economista-chefe do IHS Markit, Chris Williamson.
Segundo ele, os novos pedidos não apresentaram crescimento desde agosto, ressaltando a recente fraqueza da demanda, com queda acentuada nos pedidos industriais acompanhados por substanciais ganhos mais fracos de negócios no setor se serviços.
“As expectativas também estão entre as mais baixas desde o final da crise da dívida soberana em 2013, uma vez que as empresas se preocupam com guerras comerciais, Brexit e a desaceleração do crescimento econômico em casa e globalmente”, acrescentou.
Assim, os dados da pesquisa indicam um crescimento do PIB de apenas 0,1% no quarto trimestre, com a indústria continuando a agir como um grande obstáculo, concluiu.
Cristiana Euclydes / Agência CMA