PMI de serviços da eurozona cai a 26,4 pontos em março após revisão

708

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro caiu para 26,4 pontos em março, ante 52,6 pontos em fevereiro, segundo dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. Na versão preliminar, o índice havia caído para 28,4 pontos.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 29,7 pontos em março na versão revisada, de 51,6 pontos em fevereiro. A versão preliminar havia mostrado queda para 31,4 pontos.

“O setor de serviços está atualmente tendo um impacto especialmente severo com o surto de COVID-19, com viagens, turismo, restaurantes e outras atividades de lazer afetadas duramente por medidas de contenção de vírus”, afirma o economista-chefe para negócios da IHS Markit, Chris Williamson.

“Nenhum país está escapando da forte desaceleração da atividade comercial, mas o declínio especialmente acentuado do PMI do setor de serviços da Itália para apenas 17,4 provavelmente dá uma amostra do que está por vir para outros países, à medida que os fechamentos e bloqueios se tornam mais prevalentes e mais rigorosos nos próximos meses”, concluiu.