PMI do setor de serviços da eurozona cai para 41,3 pontos em novembro

659

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro caiu para 41,3 pontos em novembro, de 46,9 pontos em outubro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 45,1 pontos em novembro, de 50,0 pontos em outubro.

“A economia da zona do euro mergulhou de volta em um declínio severo em novembro em meio a esforços renovados para anular a crescente onda de infecções por covid-19. Os dados aumentam a probabilidade de que a zona do euro verá o Produto Interno Bruto (PIB) voltar a contrair no quarto trimestre”, de acordo com o economista-chefe de negócios do IHS Markit, Chris Williamson.

“O setor de serviços foi mais uma vez o mais atingido, especialmente negócios voltados para o consumidor e hospitalidade, embora a demanda enfraquecida também tenha prejudicado a indústria”, disse.

Segundo ele, empresas tanto do setor de serviços quanto do industrial ficaram mais otimistas em relação ao ano adiante, refletindo amplamente as notícias encorajadoras recentes sobre vacinas contra covis-19.