São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro cai para 45,0 pontos em janeiro, de 46,4 pontos em dezembro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 47,5 pontos em janeiro, de 49,1 pontos em dezembro.
“Uma recessão de duplo mergulho para a economia da zona do euro está parecendo cada vez mais inevitável à medida que restrições mais rígidas de covid-19 afetaram ainda mais as empresas em janeiro”, de acordo com o economista-chefe de negócios do IHS Markit, Chris Williamson.
“A produção caiu a uma taxa elevada, liderada por agravamento das condições no setor de serviços”, disse.
Por outro lado, há sinais de que empresas e famílias estão encontrando maneiras de adaptar o comportamento à pandemia e suas restrições associadas. Já o lançamento de vacinas ajudou a sustentar a confiança nas perspectivas, embora o recente aumento nos casos de vírus tenha gerado retração no otimismo.