São Paulo, 26 de julho de 2021 – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços do Japão caiu para 46,4 pontos em julho, de 48,0 pontos em junho, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit e pelo Jibun Bank.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços recuou para 47,7 pontos em julho, de 48,9 pontos em junho.
“Os dados indicaram que as empresas do setor privado japonês viram uma redução mais rápida na atividade durante julho. A produção caiu no ritmo mais rápido em seis meses, enquanto a contração na entrada de novos pedidos foi a mais rápida desde fevereiro”, disse o economista da IHS Markit, Usamah Bhatti.
“Membros da pesquisa atribuíram a deterioração nas condições de negócios ao persistente aumento de casos de covid-19 e medidas de estado de emergência que amorteceram a demanda e a atividade”.