PMI do setor de serviços dos EUA cai a 59,8 pontos em julho

416

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos caiu a 59,8 pontos em julho, de 64,6 pontos em junho, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Os analistas esperavam 64,2 pontos em julho. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, caiu para 59,7 pontos em julho, de 63,7 pontos em junho.

“Os dados provisórios do PMI para julho apontam para a desaceleração do ritmo de crescimento econômico pelo segundo mês consecutivo, embora seja importante que esse esfriamento tenha seguido um surto de crescimento sem precedentes em maio”, afirma o economista chefe do IHS Markit, Chris Williamson.

“Alguma moderação do crescimento do setor de serviços em particular sempre esteve em jogo após a reabertura inicial da economia e, o que é importante, agora estamos vendo um forte crescimento bem equilibrado tanto na indústria quanto nos serviços”, conclui.