PMI do setor de serviços nos EUA sobe a 56,5 pts em fevereiro após revisão

589

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos subiu para 56,5 pontos em fevereiro, de 51,2 pontos em janeiro, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. A leitura preliminar havia mostrado 56,7 pontos.
Os analistas esperavam 56,8 pontos em fevereiro. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, caiu para 55,9 pontos em fevereiro, de 55,1 pontos em janeiro. A leitura preliminar havia mostrado 56,0 pontos.
“As empresas do setor de serviços dos Estados Unidos relataram uma forte recuperação da atividade empresarial durante fevereiro, à medida que as medidas de contenção do vírus ficaram mais leves desde novembro. Os dados se somam a evidências de pesquisas de manufatura de que a onda da variante Ômicron parece ter tido apenas um impacto modesto e de curta duração na economia”, disse o economista chefe da IHS Markit, Chris Williamson.
“O conflito com a Ucrânia está levando a mais movimentos de subida em energia e preços mais caros de commodities, que deve pressionar ainda mais a inflação dos Estados Unidos. Mais incerto será até que ponto a confiança do negócio está sendo afetada pela guerra”, acrescentou.