PMI do setor de serviços sobe para 52,2 pontos em dezembro na China

66
Foto: Freeimages.com/ Martin Boulanger

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China subiu para 52,2 pontos em dezembro, de 51,5 pontos em novembro, de acordo com dados do instituto de pesquisas S&P Global do grupo de mídia Caixin. A previsão era de 51,7 pontos.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, caiu para 51,4 pontos em dezembro, de 52,3 pontos em novembro.

“A oferta e a demanda cresceram em um ritmo mais rápido devido às melhorias contínuas no mercado. A atividade empresarial e o total de novos pedidos aumentaram pelo 24º mês consecutivo, com a atividade crescendo no ritmo mais rápido desde maio, enquanto os novos pedidos registraram o maior avanço desde julho. No entanto, a demanda externa caiu, com o indicador atingindo o nível mais baixo desde dezembro de 2022”, diz dr. Wang Zhe, economista sênior do grupo Caixin.