São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha subiu para 50,0 pontos em julho, de 45,2 pontos em junho, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 53,2 pontos em julho, depois de marcar 46,6 pontos em junho.
Apesar do PMI mais alto desde dezembro de 2018, os subcomponentes de produção e novos pedidos seguem baixos, devido a declínios íngremes no emprego e estoques de compras, diz a pesquisa. Os prazos de entrega dos fornecedores, que melhoraram pelo segundo mês seguido, tiveram pouca influência.
“Uma das principais preocupações continua sendo o mercado de trabalho e os contínuos cortes de emprego na indústria em particular”, de acordo com o diretor associado do IHS Markit, Phil Smith.
“Com atrasos entre produtores de mercadorias estabilizando-se e a confiança nos negócios continuando a melhorar, há algum motivo para encorajamento que o declínio no emprego industrial começará a diminuir nos próximos meses”, disse ele.