O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha caiu para 40,3 pontos em setembro, de 42,4 pontos em agosto, de acordo com dados preliminares do Hamburg Commercial Bank (HCOB) e o instituto de pesquisas S&P Global.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Analistas esperavam que o indicador ficasse em 42,1 pontos.
“A recessão no setor industrial se aprofundou novamente, eliminando qualquer esperança de uma recuperação antecipada. A produção despencou no ritmo mais rápido em um ano, com os novos pedidos colapsando. Em um sinal de resignação, as empresas reduziram o quadro de funcionários a uma taxa não vista desde a pandemia de Covid-19 em 2020. Isso ocorre enquanto vários grandes fornecedores automotivos anunciaram cortes significativos de empregos. Esses números preocupantes provavelmente vão intensificar o debate em curso na Alemanha sobre o risco de desindustrialização e o que o governo deve fazer a respeito”, diz o economista-chefe do HCOB, Dr. Cyrus de la Rubia.