PMI do setor industrial da Alemanha sobe a 65,6 pontos em julho

378

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha subiu para 65,6 pontos em julho, de 65,1 pontos em junho, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial caiu para 63,0 pontos em julho, depois de marcar 65,2 pontos em junho.

“A economia do setor privado da Alemanha permanece na via rápida para a recuperação, segundo dados do PMI preliminar de julho”, de acordo com o economista principal do IHS Markit, Phil Smith.

“Em todo o setor industrial, a imagem no lado da demanda permanece altamente positiva, mas a pesquisa de julho sugere que a produção caiu ainda mais por trás de novos pedidos, já que a escassez de oferta continua restringir o crescimento da produção”.

Segundo Smith, esses desequilíbrios entre oferta e demanda em todo o setor de produção de bens são ainda mais sublinhado por um aumento quase recorde em pedidos em carteira, bem como aumento de preços sem precedentes.