São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de dezembro dos Estados Unidos caiu para 57,7 pontos em dezembro, de 58,3 pontos em novembro, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. A leitura preliminar havia mostrado 57,8 pontos.
Os analistas esperavam 57,8 pontos em dezembro. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.
“Dezembro viu outro aumento moderado na produção manufatureira dos EUA, com escassez de material e atrasos de fornecedores. Embora algum adiamento fosse esperado com as cadeias de suprimentos afetadas e na menor extensão desde maio, o impacto de tempos substancialmente mais longos frustraram a capacidade das empresas de produzir bens mais uma vez”, disse o economista-chefe da IHS Markit, Siàn Jones.
“Somando-se aos desafios do setor, uma queda na demanda dos clientes foi vista no início de 2021, com novas encomendas subindo no ritmo mais lento por um ano, em grande parte ligadas à relutância dos clientes em fazer pedidos antes que os estoques fossem trabalhados. Ao lado de uma ligeira retomada nas contratações, as condições de demanda mais suaves contribuíram para o aumento mais lento dos atrasos no trabalho por dez meses”, disse ele.