O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Japão subiu para 49,8 pontos em agosto, de acordo com dados revisados do Jibun Bank e do S&P Global. O índice ficou acima dos 49,1 pontos de julho.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. A previsão dos analistas era de 49,1 pontos.
“Os dados mais recentes do PMI apresentaram um quadro misto sobre o desempenho do setor manufatureiro japonês no meio do terceiro trimestre. O índice principal se aproximou da estabilização em agosto, com um aumento renovado na produção e uma queda mais branda nas novas encomendas. As empresas também mencionaram a contratação de mais funcionários, enquanto os esforços de redução de estoques pareceram diminuir. Houve ainda sinais de melhora no desempenho dos fornecedores, com fabricantes relatando maior disponibilidade de insumos, especialmente de componentes elétricos”, afirma Usamah Bhatti, do S&P Global Market Intelligence