O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China subiu para 51,5 pontos em novembro, de 50,3 pontos em outubro, de acordo com dados do instituto de pesquisas S&P Global do grupo de mídia Caixin.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. A previsão era de 50,5 pontos.
“O crescimento da oferta e da demanda acelerou. A produção das indústrias manufatureiras manteve-se em expansão, acompanhada por um aumento estável na demanda. O indicador de produção permaneceu em território expansionista pelo 13º mês consecutivo, alcançando o nível mais alto no segundo semestre deste ano. No entanto, a produção de bens de investimento registrou uma leve contração”, diz dr. Wang Zhe, economista sênior do grupo Caixin.
“De forma geral, em novembro, os fabricantes aumentaram a oferta diante da demanda ampliada. As empresas realizaram mais compras para aumentar os estoques, enquanto o otimismo do mercado se recuperou, o crescimento dos custos de insumos e dos preços de produção acelerou, e a logística de suprimentos permaneceu estável. No entanto, as empresas mantiveram cautela em relação às contratações”, completa.