São Paulo, 1 de dezembro de 2021 – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Brasil caiu a 49,8 pontos em novembro – indicando uma deterioração na saúde do setor industrial do país – ante 51,7 pontos em outubro, de acordo com dados divulgados pelo instituto IHS Markit. Leitura acima de 50 pontos sugere que a atividade ainda está em expansão.
“A resiliência da recuperação do setor industrial brasileiro foi testada mais uma vez em novembro, com as empresas lutando para garantir novos trabalhos devido à inflação da produção elevada e aumento das taxas de juros. Como resultado, as empresas reduziram os volumes de produção pela taxa mais rápida em um ano e meio”, comenta a diretora associada de economia da IHS Markit, Pollyanna De Lima.
“Embora as empresas tenham sido capazes de transferir confortavelmente os custos crescentes para os clientes nos últimos meses e ainda garantir uma quantidade favorável de novos trabalhos, as crescentes pressões inflacionárias pesaram consideravelmente sobre o desempenho do setor à medida que avançamos para o final do ano, uma situação que provavelmente prevalecerá no curto prazo”, acrescenta.
“Com problemas persistentes nas cadeias de suprimentos, os principais culpados por trás dos resultados decepcionantes mostraram que as empresas tinham materiais insuficientes para aumentar a produção. Como resultado do aumento constante dos preços de vários itens, a compra de insumos foi reduzida’, disse a diretora.
Ela explica que os esforços para conter as despesas também diminuíram a criação de empregos em novembro, com uma queda na contratação esperada nos próximos meses, caso não haja uma retomada da demanda.
“Muitos esperam que os esforços recentes do banco central para conter a inflação por meio do endurecimento da política monetária sejam bem-sucedidos, mas as empresas expressaram preocupação de que as perspectivas de crescimento possam ser prejudicadas pelo aumento das taxas de juros. Além disso, o Indice de Custos de Insumos do PMI subiu para uma alta de cinco meses em novembro”, conclui.
Dylan Della Pasqua /Agência CMA.
Copyright 2021 – Grupo CMA